quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Experiência: Sal e álcool como catalisadores



Introdução
 A cinética química estuda a velocidade da reação e os fatores que a influenciam. Nesse contexto, ela se torna imprescindível nas indústrias químicas e na fabricação de diversos produtos priorizando a qualidade dos mesmos e a entrega dos produtos no tempo exigido pelo consumidor. No entanto, muitas pessoas não tem conhecimento que a química está presente no nosso dia a dia, e que ela influencia significativamente no nosso meio através de substâncias que faz com que os alimentos fiquem conservados durante um determinado período, a esse processo denomina-se um fator importantíssimo que influencia na velocidade da reação intitulado catalisador, a panela de pressão também é muito utilizada pois nela contém a pressão necessária para que o alimento cozinhe mais rápido já que não vai existir a influência da pressão atmosférica. além da temperatura,s uperfície de contato, inibidores. Nossa experiência tem como foco a utilização de um catalisador que está contido no sal e no álcool, onde as moléculas terão suas energias de ativação diminuídas e consequentemente a reação será mais rápida.

Materiais
Recipiente (balde, bacia ou de preferência uma caixa de isopor)
Um saco de gelo
Álcool líquido
Sal
Reagentes: água e álcool

Procedimento
  1. Coloque a cerveja no recipiente.
  2. Espalhe o gelo em cima e em baixo das latinhas. Coloque uma camada de gelo, uma da latinha, outra de gelo, outra de latinha. Deixe espaço para o  gelo se acumular entre as latas, isso vai acelerar o processo.
  3. Pegue um pouco de sal (a quantidade varia de acordo com o tanto de cerveja) e coloque por cima da cerveja.
  4. Pegue o álcool e vire por cima de tudo. Um litro, dois, quanto você achar conveniente.
  5. Misture e aguarde um pouco. Se possível tampe o lugar onde estão as cervejas.

Resultados
Ao adicionar o sal e o álcool, onde encontra-se a cerveja, a temperatura entrará em contato com o meio, fazendo assim com que haja um grande aumento de temperatura. Para entender exatamente porque isso acontece, vamos analisar o que faz uma substância passar do estado líquido para o sólido. Para que isso ocorra, as moléculas precisam perder energia cinética; e existem alguns fatores que influenciam nesta liberação. Entre estes está o tipo de forças intermoleculares de cada substância. Quanto menores ou mais fracas forem as forças de atração das moléculas, menor será o ponto de congelamento.
Assim, o ponto de solidificação (temperatura de congelamento) da água é 0°C no nível do mar, no entanto, ao se adicionar algum composto não volátil (como o sal), as moléculas deste atraem fortemente as moléculas de água, dificultando a organização dos cristais de gelo e, consequentemente, diminuindo seu ponto de congelamento. Para questão de comparação, numa solução com 10% de sal, o ponto de congelamento cairá para -6°C e com 20%, para -16°C.
Desse modo, experimentalmente fica comprovado que a adição de um soluto não volátil a um solvente dá origem a uma solução que tem o ponto de solidificação menor que o solvente puro. Este é o objeto de estudo da Crioscopia ou Criometria.

Conclusão
Em frente a experiência realizada concluiu-se que pata haver a passagem do líquido para o sólido é possível que as moléculas venham a perder energia. Assim, a temperatura entrará em contato direto com o meio, permitindo de imediato que haja um aumento de temperatura. Foi possível a percepção de que vários fatores necessários para que ocorra uma reação, se faz presente na experiência. Tais como: temperatura e catálise. O sal e o álcool funcionam como catalisadores, necessariamente diminuindo a energia de ativação das moléculas, e em consequência disso, aumentando a velocidade, para que a reação ocorra.

Referências