quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Experiência: Maçã Escurecida



Introdução

Em estudo ao universo da química foi possível a abordagem em relação a cinética química, que tem como principal foco o estudo da velocidade de uma reação, já que podemos perceber que vários fatores podem interferir nessa velocidade, em alguns casos ajudando a mesma no seu aumento, e em diminuição da energia de ativação ou ,em certos casos, fazendo com que ocorra o oposto.
Decidimos desde então, aprofundar-se aos fatores que são protagonistas para que a reação ocorra. Dentre eles estão contidos: superfície de contato, pressão, temperatura e concentração. Abordamos principalmente os inibidores e catalisadores. Sendo que a principal função do inibidor é aumentar a energia de ativação das moléculas fazendo com que, a reação ocorra de maneira lenta e degradável, ele está presente principalmente nas industrias. Porém, existe também o catalisador que vai ter o efeito contrário ao dos inibidores, com isso utilizasse em processos rápidos e práticos.
Portanto, em relação a experiência abordada foi representar  fatores estudados na cinética química, que poderão ser primordiais no nosso cotidiano, fazendo com que agilizem a ocorrência de reações na qual precisamos de imediato.


Objetivo

Observar a velocidade nas diferentes situações em que um mesmo material foi submetido.

    

Materiais 

  • Bisturi 
  • Bandeija
  • Béquer

Procedimento

  1. Cortou-se a maçã em três pedaços e coloque cada parte em uma Placa de Petri
  2. No primeiro pedaço colocou-se limão
  3. No segundo pedaço colocou-se vinagre
  4. Já no terceiro pedaço colocou-se Bicarbonato de Sódio

Resultados

Após 30 minutos:
O pedaço em que havia limão ocorreu pouquíssima reação ao entrar em contato com o oxigênio;
No pedaço em que havia vinagre ocorreu uma maior reação, pois a maçã adquiriu parcialmente em sua superfície a coloração marrom;
Já no pedaço com Bicarbonato de Sódio ocorreu muita reação, pois a maçã adquiriu coloração marrom mais intensa e mais rapidamente.

 

Conclusão

A conclusão que teve-se é que quando a maça entra em contato com o oxigênio do ar , há uma reação entre o oxigênio e os compostos da maçã, Polifenois. Ao reagir, os compostos formam melanina, um pigmento marrom escuro.
Sendo assim, observou-se que o limão age como como um inibidor de reações químicas e o bicarbonato como um catalisador.





Vídeo demonstrativo